Toyota Prius passa a integrar frota da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal

O Toyota Prius, veículo híbrido mais vendido do mundo com mais de 3 milhões de unidades, passa a integrar a partir da próxima segunda-feira (7) a frota oficial da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (DF). A parceria, firmada entre Toyota e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), visa promover a disseminação de novas tecnologias que contribuam com a sustentabilidade ambiental. O empréstimo foi feito pela Toyota do Brasil em regime de comodato.

O Prius será utilizado no programa “Qualidade Ambiental” e em blitz educativas até julho de 2014, proporcionando contribuição ao meio ambiente de duas formas: auxiliando nos programas de monitoramento e educação ambiental, com o objetivo de reduzir as emissões de gases na atmosfera, e emitindo cerca de 50% menos CO2 que veículos convencionais.

O Prius carcterizado nos moldes da frota da Secretaria do Meio Ambiente será apresentado à população no próximo dia 7 de outubro, no lançamento da Campanha Ambiental no Trânsito, que será realizada no posto da Polícia Militar do Distrito Federal, localizado no Km 0 da BR 020.

Mercado

A Toyota já vendeu mais de 5 milhões de modelos híbridos (incluindo Lexus) em todo o mundo . O efeito ambiental desse número impactou em uma redução de 34 milhões de toneladas de C02, equivalentes a 4,8 milhões de veículos fora de circulação.

No mercado norte-americano, por exemplo, a Toyota é responsável por mais de 60% das vendas de híbridos. Nos últimos cinco anos, o percentual de vendas de híbridos da Toyota cresceu de 10 para 16% do total de vendas. Até 2016 a Toyota espera que 5 milhões de híbridos sejam vendidos nos Estados Unidos. Segundo cálculos internos, esse número resultará em uma economia de cerca 3 bilhões de litros de gasolina.

No Brasil, a Toyota lançou o Prius em janeiro de 2013, inaugurando, assim, sua gama de modelos híbridos no País. Desde seu lançamento, cerca de 290 unidades foram vendidas, o que mostra o interesse dos brasileiros por carros ecologicamente corretos.

História

O primeiro veículo híbrido produzido em escala comercial foi o Prius, em agosto de 1997. Seu projeto foi baseado em fabricar um veículo confortável, seguro e amigável ao meio ambiente, que emitisse menos gases poluentes e economizasse combustível. O projeto foi um sucesso desde o início e poucos anos mais tarde o modelo se tornou o mais vendido do Japão, mesmo se comparado com os veículos movidos à combustão.

Desde o início do projeto, a intenção da Toyota era fazer um carro preparado para o século XXI, já prevendo as discussões em torno do meio ambiente que acontecem atualmente.

Mais de uma década depois do lançamento da primeira geração, o Prius já passou por três modificações, além de servir de base para outros modelos, que constituem a Família Prius.

Além do Prius, aproximadamente 20 veículos compõe a linha de híbridos da Toyota e da Lexus no mundo.

A Toyota do Brasil Ltda conta com três unidades produtivas em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP), dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF) e um escritório comercial na cidade de São Paulo (SP) e mais de 5.200 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil

Fonte: Segs


  • Ariovaldo Pinheiro, 24 - CEP 91350-150 - Porto Alegre - RS
  • Fone: (51) 3019-1198 - (51) 9972-1186
  • helena@mundoambiente.eng.br
  • © Mundo Ambiente Engenharia