RS DÁ A LARGADA PARA O PLANO DE BACIA DO BAIXO JACUÍ

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Comitê Hidrográfico da Bacia do Baixo Jacuí e a empresa Engeplus assinaram, nesta quarta-feira (18), o contrato para a execução do plano da bacia da região, que congrega 40 municípios gaúchos. Os técnicos da empresa, contratada por meio de licitação, farão as três etapas do plano (A, B e C), que contará com investimentos de R$ 2 milhões via Fundo de Recursos Hídricos (FRH) do Estado.

Durante a cerimônia de assinatura, em Candelária, o secretário do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira, destacou a atuação engajada do comitê da região que, a partir do momento que concluir o plano, terá ainda mais condições de gerenciar os recursos hídricos de forma a garantir os múltiplos usos da água com sustentabilidade.

Ele frisou os esforços que o Governo do Estado vêm fazendo para dar mais qualidade à gestão hídrica, lembrando que o plano do Baixo Jacuí será fundamental para uma área em que há diferentes atividades econômicas, sendo uma delas – o pólo naval de Charqueadas – nova alternativa de desenvolvimento, em especial por conta dos investimentos do governo federal neste segmento.

Além disso, segundo o secretário, o plano da Bacia do Baixo Jacuí dará as diretrizes necessárias para que haja uso mais adequado, buscando a melhora na qualidade da água e a preservação dos mananciais, nas atividades típicas da região, tais como a mineração de carvão, a agricultura (principalmente a cultura do arroz) e a mineração de areia no rio Jacuí.

De acordo com o presidente do Comitê da Bacia do Baixo Jacuí, Mário Fernando Florisbal Damé, a região aguardava há anos por esse momento. “Antes, trabalhávamos somente por meio de demandas e decisões em plenárias, agora, com o plano, poderemos agir a partir de um planejamento, o que certamente será mais eficaz e trará benefícios para toda a região”, afirmou.

A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito de Candelária, Paulo Butzge, e várias outras autoridades da região. A Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí ocupa uma área de 17,3 mil km², envolvendo uma população de mais de 400 mil habitantes. A maior parte da bacia está localizada na Depressão Central do Rio Grande do Sul.
Fonte: Secretaria do Meio Ambiente.


  • Ariovaldo Pinheiro, 24 - CEP 91350-150 - Porto Alegre - RS
  • Fone: (51) 3019-1198 - (51) 9972-1186
  • helena@mundoambiente.eng.br
  • © Mundo Ambiente Engenharia