Análise Preliminar de Risco (APR)

A utilização da Análise de Riscos, em atividades industriais ou não, tem como objetivo minimizar o potencial de ocorrência de acidentes, utilizando técnicas de prevenção e/ou de proteção.

Com o desenvolvimento da era industrial pós-guerra e, principalmente, das indústrias químicas e petroquímicas, os potenciais de risco presentes em qualquer atividade industrial, sem dúvida nenhuma, aumentaram. Esses potenciais de risco aumentaram devido a natureza dos produtos químicos utilizados, bem como pela sofisticação dos processos operacionais empregados, como por exemplo: pressões e temperaturas elevadas.

Com o objetivo de apresentar os principais conceitos da metodologia de análise de risco para aplicação dessas técnicas, o trabalho normalmente é subdividido em cinco partes:
definições e conceitos;
identificação de perigos;
estimativa de freqüências de ocorrências de falhas;
estudo de conseqüências/vulnerabilidade;
avaliação de riscos e critérios de aceitabilidade.

A análise preliminar de risco avalia preliminarmente os riscos presentes na atividade ou a ela relacionados, desenvolvendo os possíveis cenários de acidente sob os aspectos de freqüência e gravidade e efetuar a avaliação dos riscos conforme critérios de aceitabilidade.


  • Ariovaldo Pinheiro, 24 - CEP 91350-150 - Porto Alegre - RS
  • Fone: (51) 3019-1198 - (51) 9972-1186
  • helena@mundoambiente.eng.br
  • © Mundo Ambiente Engenharia