Analises de gases

Emissão de gases poluentes

A Mundo Ambiente, empenhada em promover uma atitude responsável em relação ao Meio Ambiente e agindo de acordo com a legislação, desenvolve um trabalho de Avaliação de Gases Poluentes e Emissão de Fumaças oriundas de motores a diesel, visando atender uma política de qualidade.

Promovendo a manutenção preventiva e controle da frota através do gerenciamento de frota, prevenindo a ocorrência de poluição e usando de forma racional os recursos naturais propomos ação de monitoramento e controle na principal fonte de poluição ambiental da empresa – frota de veículos com relação a emissão de gás oriundo dos motores dos caminhões.

O Código Brasileiro de Transito, em seu art. 104 prevê a retenção do veículo quando da emissão de gases poluentes acima dos limites de tolerância fixados nas normas nacionais do CONAMA, conforme transcrito abaixo:

Art. 104. Os veículos em circulação terão suas condições de segurança, de controle de emissão de gases poluentes e de ruído avaliadas mediante inspeção, que será obrigatória, na forma e periodicidade estabelecidas pelo CONTRAN para os itens de segurança e pelo CONAMA para emissão de gases poluentes e ruído.

§ 5º Será aplicada a medida administrativa de retenção aos veículos reprovados na inspeção de segurança e na de emissão de gases poluentes e ruído.

Este controle somente podemos fazer de forma quantitativa ou seja avaliarmos, com equipamento (opacímetro) os gases (fumaça) oriunda da combustão dos motores dos veículos da frota.

O que é um opacímetro – é um equipamento que analisa a fumaça emitida por motores à diesel. Pequeno, portátil,leve e de fácil manuseio.

Trata-se de um equipamento pequeno, portátil e de fácil manuseio de análise do estado de funcionamento dos motores diesel.

O uso do opacímetro permite uma avaliação precisa e objetiva da situação do motor diesel, a partir das leituras feitas no equipamento. Ele faz a medição do nível de opacidade de fumaça emitida pelo motor diesel, através de uma sonda colocada no escapamento, que envia os sinais ali coletados da fumaça, para o monitor, onde são transformados em valores porcentuais (%), sendo que o 0 (zero), equivale ao ar limpo, e 100%, à fumaça totalmente saturada, que impede a passagem de qualquer luz.

Essa fumaça é gerada pelo motor diesel ao ser este, acelerado desde a marcha lenta até a máxima rotação sem carga, por várias vezes, sendo então tirada a média das leituras registradas pelo opacímetro.

Benefícios para empresa

  • Cumprir com Política de Qualidade da empresa
  • Atender a legislação de trânsito e ambiental
  • Evitar multas e retenção de veículos
  • Economia de combustível
  • Programar manutenção
  • Aumento da vida útil dos motores
  • Pode ser utilizado com marketing

Legislação

  • 1 – Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1.997 que Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
  • 2 – Resolução MERCOSUL/GMC/RES nº 128, de 13 de dezembro de 1996, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de limites máximos de gases poluentes e ruído para veículos automotores.
  • 3 – Resoluções CONAMA
    • RESOLUÇÃO CONAMA Nº 018, de 06/05/86 institui o programa de controle da poluição do ar por veículos automotores – proconve.
    • RESOLUÇÃO CONAMA Nº 015, de 13/12/95, estabelece nova classificação dos veículos automotores para o controle da emissão veicular de gases, material particulado e evaporativa.
    • RESOLUÇÃO CONAMA Nº 016, de 13/12/95, determina que os motores novos do ciclo Diesel para aplicações em veículos leves ou pesados, devem ser homologados e certificados quanto ao índice de fumaça (opacidade) em aceleração livre, através do procedimento de ensaio descrito na Norma NBR 13037 – Gás de Escapamento Emitido por Motor Diesel em Aceleração Livre – Determinação da Opacidade.
    • RESOLUÇÃO CONAMA Nº 226, de 20/08/97, confirma os limites para a Fase IV do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE e as datas da sua implantação, conforme prevista na Resolução CONAMA nº 008/93 e adicionalmente estabelece os limites máximos para emissão de fuligem à plena carga.
    • RESOLUÇÃO CONAMA Nº 251, de 12/01/99, estabelece critérios, procedimentos e limites máximos de opacidade da emissão de escapamento para avaliação do estado de manutenção dos veículos automotores do ciclo Diesel, em uso no território nacional, a serem utilizados para os Programas de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso – I/M.
  • 4 – Normas Técnicas
    • ISO 11.614
    • ABNT (NBR 7.026, 7.027, 12.897 e 13.037)


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